Líderes:
Veronica Angelica Freitas De Paula (Prog de Pós-Grad em Admin/UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional/UFU - Universidade Federal
de Uberlândia)
Priscila Laczynski De Souza Miguel (Mestr Prof em Gestão para a Competitividade - MPGC/FGV/EAESP - Fundação Getulio Vargas/Esc de Admin de Empresas de São Paulo)
Andrea Lago Da Silva
(Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/UFSCar)
A Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) progrediu de integração de processos de negócios entre diferentes elos da cadeia (Cooper, Lambert & Pagh, 1997) para uma visão sistêmica
e estratégica, implantada por duas ou mais empresas, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente, reduzir custos e obter vantagem competitiva para a cadeia como um todo (Mentzer et al., 2001). SCM
engloba diferentes processos, como Compras, Gestão de Fornecedores, Gestão de Demanda, Atendimento de Pedidos, Relacionamento com Clientes e Logística), que devem estar alinhadas em termos de estratégias,
processos e métricas com as áreas funcionais de Marketing, Operações e Produção (Mentzer et al, 2008, Christopher & Ryals, 2016). Desta forma, SCM pressupõe compartilhamento de informação e planejamento
integrado entre demanda e suprimentos, abrangendo Suprimentos, Operação e Distribuição para entregar maior valor ao cliente final (Christopher & Ryals 2014; Tate et al, 2015).
Para Min, Zacharia e
Smith (2019), elementos chaves da proposta original para SCM permanecem relevantes e contemporâneos: sua natureza estratégica, a criação de valor ao cliente, a visão sistêmica e estratégica das organizações
e a colaboração intra e interorganizacional. É, no entanto, importante que estudos de SCM avaliem a adaptação desta gestão face às tendências de mercado e novas tecnologias (Christopher & Ryals, 2014; Min
et al, 2019), além de questões como pessoas, aspectos ambientais, sociais/éticos, riscos e resiliência (Wieland et al, 2016).
Desta forma, o presente tema busca atrair artigos nos seguintes tópicos:
• Compras em organizações públicas e privadas: compras responsáveis e sustentáveis, aspectos relacionados a ética e compliance, uso de tecnologias, risco e resiliência relacionados a fornecimento, compras
públicas (Mogre, Lindgreen & Hingley, 2017), competências requeridas (Bals, Schulze, Kellyc & Steke, 2019) e foco na perspectiva do fornecedor;
• Planejamento de Vendas e Operações (S&OP – Sales and
Operations Planning): arquitetura necessária (Christopher & Ryals 2014), desafios e intervenções no processo para alavancar a implementação (Jonsson & Holmström, 2016) e o papel do contexto (setor, aspectos
organizacionais, complexidade, interfaces intra e interorganizacionais) (Kristensen & Jonsson, 2018) para um planejamento efetivamente colaborativo;
• Logística: novas formas de configurações de cadeia,
uso de tecnologias para otimização das cadeias, plataformas e soluções digitais para melhoria de acurácia na gestão de estoques e armazéns, além do transporte (Min et al, 2019),
• Distribuição: adaptação
e revisão de processos para incluir novos canais de distribuição, incluindo canais eletrônicos, entrega de última milha (last mile delivery), multicanalidade e omnicanalidade (Hübner, Kuhn & Wollenburg,
2016; Ishfaq et al., 2016; Hübner, Wollenburg & Holzapfel, 2016);
• Logística reversa: estruturação da logística reversa para atender políticas ambientais, canal eletrônico e aumentar a competitividade
das empresas.
• Tecnologias de informação (TI) e suas contribuições para uma perspectiva end-to-end na cadeia de suprimentos: desafios e impactos do uso de TIs para aumento de conexão e sincronização
nas cadeias de suprimento: eficiência, responsividade (Kittipanya-Ngam & Tan, 2020), visibilidade e rastreabilidade; a difusão da Indústria 4.0 nos diversos elos da cadeia (Tziantopoulos et al, 2019) e seu
papel na difusão de informações para os diferentes stakeholders (Kamble, Gunasekaran & Gawankar, 2020).
Palavras-chave: Canais de Distribuição e Logística ; Compras ; Gestão de relacionamentos intra e interorganizacionais ; Integração interfuncional ; S&OP